Menu
Busca terça, 02 de março de 2021
(67) 99820-0742

Turismo do MS comemora 40 anos de criação de órgão oficial para o fomento do setor

30 maio 2019 - 11h00Por Portal Governo do Estado MS

Dia 28 de maio de 1979. Esta é a data de criação do primeiro órgão estadual voltado para o fomento do turismo de Mato Grosso do Sul através do Decreto nº 132. De lá para cá, o órgão passou por várias transformações e nomenclaturas (Empresa de Turismo de Mato Grosso do Sul/Turisul, Empresa de Turismo de Mato Grosso do Sul/MSTur, Companhia de Desenvolvimento Econômico de MS/Codems) até chegar na atual Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), que vai completar 18 anos em novembro deste ano.

Nesta última terça-feira (28.5), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, foi realizado um evento em comemoração à data e em homenagem aos ex-dirigentes, servidores e parceiros que fazem parte desses 40 anos de história da instituição. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a apresentação “Música e Turismo – elo perfeito”, do jornalista e músico Rodrigo Teixeira e do instrumentista Marcelo Loureiro. Eles contaram e cantaram, de forma memorável, a história da música sul-mato-grossense, como ela colocou Mato Grosso do Sul no cenário nacional e como influenciou o turismo no Estado. A apresentação teve a participação do arquiteto Johny Medeiros, que tocou berrante durante a música Luzeiro, de Almir Sater.

Rodrigo Teixeira e Marcelo Loureiro contam e cantam a música e o turismo de MS (Foto: F&E TV)

Após a apresentação foi a vez dos homenageados da noite relembrarem os 40 anos de construção do turismo do MS. Os dirigente que fizeram parte dessas quatro décadas foram Edson Carlos Contar, que presidiu a Turisul na gestão de 1979 a 1980 e MSTur na gestão de 1981 a 1983; Paulo Estevão da Cruz Souza, da gestão de 1983 e 1984 na MSTur; Lauro Quadros, que presidiu a MSTur nos anos de 1985 a 1986; Antônio Bessa Costa (in memoriam) que presidiu a MSTur na gestão 1987 a 1990; Aurélio Rosas, que presidiu a Codems de 1991 a 1994; Marilene Coimbra, esteve à frente da Codems no período de 1995 a 1998; Carlos Porto, presidiu a Fundtur nos anos de 2003 e 2004; Nilde Brun, que foi responsável pela criação da Fundtur em novembro de 2001, presidiu a instituição de 1999 a 2003 e na gestão de 2004 a 2014; Nelson Cintra, presidiu a Fundtur de 2015 ao início de 2017; e Bruno Wendling, que é o diretor-presidente da Fundação de Turismo desde 2017.

Edson Carlos Contar, primeiro dirigente do órgão oficial do Estado, falou em nome de todos os homenageados. Edson é turismólogo da primeira turma de Turismo do país e o primeiro integrante da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo de MS (ABBTUR MS). “É com muita honra que represento meus colegas que estiveram à frente do turismo do nosso Estado. Quero agradecer a nossa equipe, que nos ajudou a fazer nosso trabalho. Agradecer ao trade turístico que sempre foi parceiro e também dividir essa homenagem com todos os turismólogos de Mato Grosso do Sul”, enfatiza Contar.

Edson Contar, primeiro dirigente e turismólogo do órgão oficial do turismo de MS. (Foto: Kelly Venturini)

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur, é um momento muito especial essa comemoração dos 40 anos de órgão oficial de turismo. “Estamos felizes em fazer parte dessa comemoração e também em homenagear a todos os gestores e servidores que ajudaram no desenvolvimento do turismo de Mato Grosso do Sul. Hoje temos destinos, referência em gestão e cada vez mais estamos nos profissionalizando para tornar o turismo uma das principais atividades econômicas do Estado”, salienta Wendling.

Na ocasião foi lançado o “Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul”, que é o reconhecimento público às pessoas que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa em benefício do desenvolvimento do turismo do Estado de Mato Grosso do Sul, representando ou não organizações governamentais ou não governamentais. O prêmio, que foi instituído e publicado em Diário Oficial na segunda-feira (27.5), será entregue anualmente em ato a ser realizado entre os dias 01 e 30 de novembro. Para mais informações, acesse o edital: Prêmio Isto é Mato Grosso do Sul. Em 2019, a entrega do Prêmio será dia 19 de novembro, durante o evento “Seminário de Turismo MS – Inovação, Tendências e Oportunidades”.

Também estiveram presentes na comemoração dos 40 anos do turismo de MS, o secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, e o deputado estadual Capitão Contar, presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio. O coquetel de encerramento teve a participação do músico Zé Geral, que cantou músicas regionais, e parceria da Cervejaria Prosa, com degustação de cerveja artesanal.

Ações da FundturMS

Nos últimos 2 anos, várias ações foram realizadas e estão sendo desenvolvidas. Uma das mais importantes foi a publicação da Lei nº 5.224, que estabelece o Sistema Estadual de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul (SET-MS), as Políticas Públicas Estaduais para o Turismo e o Plano Estadual de Turismo. Destaque também para a criação e implantação do Observatório de Turismo do Mato Grosso do Sul / ObservaturMS; publicação de editais para apoio financeiro a eventos geradores de fluxo de turistas no âmbito de MS – Convênios com Prefeituras e Termo de Fomento com Organizações Não Governamentais Sem Fins Lucrativos, que já investiu R$ 1.958.000,00, sem contar com os editais em andamento.

Destaque também para a realização do evento internacional “1º AdventureNEXT Latin America” no MS, criação e produção do mapa turístico de Mato Grosso do Sul como material de divulgação; criação e divulgação da campanha de marketing “VisitMS – você no seu melhor Estado”; criação e divulgação de site promocional do turismo de Mato Grosso do Sul; criação e divulgação de vídeos promocionais do turismo de Mato Grosso do Sul, com prêmio de melhor vídeo de destino do Festival Internacional  Audiovisual de Cultura e Turismo – FiaCult para o “VisitMS”; apoio ao Ministério do Turismo para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Outras ações que foram executadas nos últimos anos são a sensibilização dos empresários do trade turístico para cadastro de Empreendimentos e Prestadores de Serviços no CADASTUR; o programa de hospitalidade, qualificação dos serviços e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao tráfico de pessoas no turismo; Inovação e Diversificação da Oferta Turística de Mato Grosso do Sul: Desenvolvimento de Novos Segmentos Turísticos – Turismo de Observação de Aves e produção de relatório sobre o impacto econômico e social do turismo no MS.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bebê morre duas semanas após testar positivo para a Covid-19
Rosa Weber determina que governo federal reative leitos de UTI para Covid-19 em três estados
Segunda-feira será quente, com pancadas de chuva
Ciúmes é motivo de briga entre vizinhas que acaba com uma ferida na Vila Aimoré
Operação acaba com rave no meio da pandemia em Campo Grande
Rapaz agride jardineiro com cutelo
Drogado surta, quebra móveis e ameaça bater na mulher
Motorista é perseguido por 7 motociclistas no centro de Campo Grande
Salário de servidores estaduais estará disponível para saque nesta terça-feira
Pai é preso suspeito de engravidar filha de 14 anos em Dourados