Menu
Busca segunda, 01 de março de 2021
(67) 99820-0742
Campo Grande

Vacina contra febre amarela será oferecida nas UBSs a partir de segunda

08 junho 2019 - 11h00Por Correio do Estado

A partir da próxima segunda-feira (10), as 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) terão doses de vacina contra a febre amarela para imunizar a população. A medida, de disponibilizar sem a necessidade de cronograma de vacinação, foi adotada em razão da oferta de doses e vai vigorar por 60 dias para avaliação quanto a procura. 

Vacina da febre amarela deve ser tomada apenas uma vez na vida, sendo a dose única recomendada desde 2017 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e referendada pelo Ministério da Saúde. Por conta disto, Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) afirma que é muito provável que a grande maioria da população campo-grandense não necessite se revacinar. 

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica (SVE), Mariah Barros, anteriormente, a Sesau adotava o cronograma de vacinação, onde ao menos uma unidade de saúde por dia disponibilizava a dose nas regiões da Capital. "A partir de agora, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira”, disse.

Ainda segundo a Sesau, não há registro de febre amarela em Campo Grande desde 1999, quando foi implantado o Sistema de Informações de Agravos de Notificações (Sinan).

Segundo o Calendário Nacional de Vacinação a dose contra a febre amarela deve ser administrada nas crianças aos 9 meses de vida. No ano passado, a cobertura vacinal atingiu 88,88%. 

EXIGÊNCIA

Recentemente, o Paraguai anunciou que exigirá a vacina da febre amarela dos brasileiros que cruzarem a fronteira. A apresentação do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) será obrigatória para indivíduos acima de 1 ano de idade.

O documento pode ser solicitado através da internet, no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após o envio dos comprovantes de vacinação. De acordo com o órgão, a vacina precisa ser tomada ao menos 10 dias antes da data da viagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Último dia de fevereiro será de 'fritar
Ex-ministros da Saúde recomendam lockdown para evitar colapso no Brasil
Prefeita de Bella Vista é baleada na frente de casa
Homem capota carro, rasga uniforme de bombeiro e acaba preso em Campo Grande
Bêbado tenta furar bloqueio policial com carro recheado de bebidas no Monte Castelo
Homem é morto após discussão em bar de Ribas do Rio Pardo
Tempo firme, chuvas isoladas e máxima de 35ºC em MS
Tarifa da conta de energia segue bandeira amarela para março
Mãe é empurrada pelo filho após discutir com nora em Campo Grande
Festa com bebida, som alto e gritaria é encerrada no Jardim Tarumã