Menu
Busca quinta, 25 de fevereiro de 2021
(67) 99820-0742

Município viabiliza junto ao Governo do Estado a reativação do Hemonúcleo

07 junho 2019 - 08h45Por Assessoria de Comunicação PMC

Como parte de um planejamento para a implementação da coleta de sangue quinzenalmente em Corumbá, a Secretaria de Saúde enviou duas técnicas de enfermagem para uma capacitação no Hemonúcleo, em Campo Grande, com objetivo de aperfeiçoar as profissionais para realizarem coleta de sangue.

 

O curso foi realizado de 27 a 30 de maio, a técnica de enfermagem, Gracy Kely, foi uma das participantes, “na nossa formação não praticamos a fundo este assunto, o curso foi excelente pois aprendemos a importância do fracionamento do sangue, a maneira correta de manipulação, além de informações sobre plaqueta, plasma, e maneira adequada de tratar os doadores pois precisamos que voltem sempre”, relatou a técnica.

 

Nos dias 5 e 6 de julho, haverá a campanha de doação em Corumbá, para doar basta ter entre 16 e 69, com 55 kg ou mais e não ser portador de doenças graves.

 

O Secretário de Saúde, Rogério Leite, conta da reativação do Hemonúcleo, “esta é uma necessidade antiga que estava no nosso plano de gestão e que viabilizamos junto à Secretaria de Saúde do Estado, agora a coleta será realizada quinzenalmente, suprindo nossa necessidade de sangue e hemoderivados”, relatou o Secretário.

 

 

Está ação está em consonância com o Junho Vermelho, que nacionalmente foi eleito o mês de campanha e conscientização da doação de sangue. Já que durante os meses mais frios, é comum que os bancos de sangue fiquem desfalcados, essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa.


 

Também nesse mês, no dia 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bradesco atendeu 227 servidores no primeiro dia agendamento para abertura de contas
Prefeitura promove campanha “A alegria da pesca voltou a Corumbá”
Comissão Intergestores Bipartite da assistência social realiza primeira reunião do ano nesta quinta-feira
Turistas estrangeiros avaliam gastronomia sul-mato-grossense como a melhor do Brasil
MS terá conselho municipal de saúde animal visando evolução do status sanitário da Aftosa
Governo já investiu R$ 4,6 bilhões em infraestrutura desde 2015 e segue com agenda de obras até o final de 2022
Mais de 1,2 mil privados de liberdade realizam o Enem Prisional nesta semana em MS
Sede do Detran-MS passará por reforma a partir desta terça-feira
Sedhast lança Resolução de programa que concede benefício social para acadêmico indígena
Quarta-feira de tempo claro e máxima de 37°C no Estado