Menu
Busca quinta, 25 de fevereiro de 2021
(67) 99820-0742
Alcinópolis

Prefeitura de Alcinópolis dá passo importante para extinguir copos plásticos das repartições públicas

06 junho 2019 - 11h45Por MS Todo Dia

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (05), a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes), entregou a todos os servidores municipais canecas de inox para que os copos plásticos descartáveis não sejam mais utilizados no ambiente de trabalho.

O projeto de Lei Nº 10, de 27 de maio de 2019, que visa a não utilização dos copos descartáveis por servidores dos poderes Executivo e Legislativo já foi apresentado à Câmara Municipal. “Os plásticos de utilização única são um dos maiores problemas ambientais da atualidade”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento, a bióloga Bruna Barbosa.

Durante a entrega, a equipe da Semudes apresentou uma palestra com dados sobre os prejuízos ambientais, econômicos e para a saúde na utilização de plásticos oriundos do petróleo, como o de que até o ano de 2050 os oceanos terão mais plásticos que animais marinhos, por exemplo. Outra informação importante repassada foi a de que em Alcinópolis 60% do lixo produzido é plástico, e muitos deles estão sendo destinados para o aterro, sem utilização para a reciclagem.

A respeito dos prejuízos econômicos, o gestor ambiental, Thiago Barbosa, informou que apenas neste semestre a Prefeitura já adquiriu 200 mil copos descartáveis. “É importante saber que uma pessoa consome em média três copos plásticos por dia, o que custa para os cofres públicos aproximadamente R$6.000,00, por ano, o que com a aprovação da Lei será economizado pelo poder público municipal”, garantiu o gestor.

O prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Marcão, a vereadora Cintia Lima, o secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Laeryk Rodrigues, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Márcia Izabel, e a secretária municipal d Saúde, Célia Regina Furtado, participaram da entrega das canecas, em apoio ao projeto de consumo consciente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bolsonaro leva projeto de privatização dos Correios; houve tumulto e porta estilhaçada na Câmara
Casal é morto em casa e na frente da filha de cinco anos
Aumento de nuvens provocam pancadas isoladas de chuva à tarde
Com estoque zerado, Hemosul convoca doadores de O negativo
Com quase 10% colhida e ajuste para menor na área, safra da soja deve ultrapassar 11,2 milhões de toneladas
Corumbá conta com novo método de prevenção à infecção pelo HIV
Bradesco atendeu 227 servidores no primeiro dia agendamento para abertura de contas
Prefeitura promove campanha “A alegria da pesca voltou a Corumbá”
Comissão Intergestores Bipartite da assistência social realiza primeira reunião do ano nesta quinta-feira
Turistas estrangeiros avaliam gastronomia sul-mato-grossense como a melhor do Brasil