Menu
Busca quinta, 06 de agosto de 2020
(67) 99820-0742
Set
Previsão do Tempo

Onda de calor continua e Inmet alerta para risco de morte

11 setembro 2019 - 08h00Por Correio do Estado

Onda de calor, com temperaturas acima de 40°C e sensação térmica de 45°C, registrada hoje em Mato Grosso do Sul e que deve continuar pelo próximos dias, podem trazer sérios problemas à saúde, com risco de morte, segundo alerta de grande perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme o aviso, que tem vigência para hoje e amanhã (10), 36 municípios do Estado estão em alerta pelo risco de hipertermia, que pode ocasionar a morte devido ao calor, incluindo Campo Grande. As temperaturas, que tradicionalmente são altas em setembro, estão 5°C acima da média por um período superior a cinco dias.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, esta terça-feira (10) foi o dia mais quente do ano no Estado, com temperatura de 40,7°C em Coxim, sensação de 45°C e umidade de 13%. Em Campo Grande, os termômetros registraram 36,9°C, sensação de 40,70°C e umidade de 15%. Previsão indica que quarta-feira (11) deve ser quente, podendo haver novo recorde de calor.

Os índices de umidade abaixo de 15% são considerados de emergência, semelhante ao clima de deserto, e podem ocasionar riscos à saúde. Defesa Civil orienta que população aumente a ingestão de água, faça refeições leves e mais frequentes e evite exposição direta ao sol, além de usar protetor solar.

PREVISÃO

Para esta quarta-feira, previsão é que onda de calor e tempo seco continuem intensos em todo o Estado. Temperaturas podem chegar a 43°C no norte do Pantanal e a 38°C em Campo Grande, com sensação de mais calor.

Não há previsão de chuva, devido as condições meteorológicas de forte subsidência, que é a alta pressão que promove o movimento descendente de ar de níveis superiores à superfície, inibindo o desenvolvimento de nuvens de chuva convectiva.

Umidade mínima chega a ficar abaixo de 15%, especialmente em áreas do centro-norte do estado, inclusive da Capital.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Queimadas: Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece situação de emergência em Corumbá
Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos será desinfectada nesta sexta-feira
Mais 10 novos leitos de UTI são reativados no Hospital Regional
Prefeitura conclui reparos no CEMEI Ana Gonçalves do Nascimento, no Cristo Redentor
Serralheria engana clientes, funciona sem alvará e ganha multa do Procon
Policiais salvam mulher que tentava se matar em Campo Grande
Homem tortura e espanca com botijão de gás adolescente de 15 anos por mais de 12 horas
Justiça autoriza retorno das aulas presenciais na rede privada do Distrito Federal
Contaminação nas cervejas Backer não foi evento isolado, diz relatório
Após explosão, Líbano tem reservas de grãos para menos de um mês