Menu
Busca terça, 19 de novembro de 2019
(67) 99820-0742
Set
Previsão do Tempo

Domingo com possibilidade de chuva forte e temperaturas amenas

10 novembro 2019 - 11h30Por Portal Governo do Estado MS

 O domingo (10.11) em Mato Grosso do Sul chega com possibilidade de chuva forte em pontos isolados do Estado.  A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. Há possibilidade de chuva forte em pontos isolados, especialmente nas regiões central, norte e nordeste.

Os índices de umidade relativa do ar ficarão elevados neste dia em todas as áreas com variação estimada entre 95% e 40%. Os termômetros podem registrar média de temperatura entre 21°C e 35°C no Estado. Confira como ficará o tempo em algumas regiões no mapa elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). 

Monitoramento das chuvas

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), entre sexta-feira (8.11) e segunda-feira (11.11) grande parte do transporte de umidade em baixos níveis ficará direcionada entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

As perturbações ciclônicas de onda curta em níveis médios contribuirão para a manutenção das instabilidades e condição de chuva para grande parte do Centro-Oeste, onde podem ocorrer chuvas generalizadas e fortes, podendo acarretar transtornos e riscos a população.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul orienta para alguns cuidados que a população deve tomar em caso de ocorrência de condições adversas de tempo. 

Nas residências ou apartamentos: Não tentar consertar o telhado quando estiver chovendo. Desligar aparelhos elétricos. Verificar galhos muito próximos a fiação, ou em estado de putrefação. Caso haja, providenciar a poda preventiva com profissional/empresa capacitada para fazê-lo. Verificar calhas a fim de evitar entupimentos nas saídas de agua da residência. E nos condomínios onde há para-raios, verificar se está de acordo com as normas de segurança.

Nas ruas: Se estiver em via pública, e notar que a água ultrapassou o meio fio, a orientação é fazer o desvio. Não é seguro avançar em áreas alagadas, pois há risco de cair em bueiros ou furar o pneu do veículo. A exemplo da Capital que possui muitos córregos, pode ocorrer enxurradas fortes. Em caso de chuvas de granizo, importante buscar abrigo seguro. Se estiver dentro do veículo, procurar lugar seguro, de preferência longe de árvores. Também é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A dica maior de acordo com coordenador estadual de Defesa Civil, tenente coronel Fábio Catarineli, é não se colocar em posição de risco, seja de moto, carro, bicicleta, ou a pé, e em caso de acidentes, acionar o Corpo de Bombeiros no 193. “A Defesa Civil junto com o Cemtec segue monitorando, e em caso de risco de tempestades irá emitir alerta via SMS para os números cadastrados das regiões que possam ser afetadas”, pontua.

Para se cadastrar e receber os alertas emitidos pela Defesa Civil no celular, basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito e visa prevenir a população para ocorrência de acidentes e desastres naturais.

 

Deixe seu Comentário

TECNODENTAL
Set 2

Leia Também

Com vizinho assaltado 3 vezes em 24h, bairro "se vira" contra ladrões
Projeto Nossa Energia beneficia famílias de Corumbá e Ladário durante Festival América do Sul Pantanal
Unigran oferece desconto de até 50% na matrícula para 2020
Estados discutem mudanças em regras para cobrança do ICMS
Pelé comemora 50 anos de seu histórico milésimo gol na carreira
Refis da Prefeitura já arrecadou mais de R$ 1 milhão este ano
Plantio da soja atrasa em mais de 30% e preocupa lideranças rurais
Dono do Shopping China está entre os procurados em nova fase da Lava Jato
Desemprego cai, mas MS ainda tem 108 mil em busca de trabalho
Motociclista morre após colidir com caminhão e polícia investiga