Menu
Busca sexta, 14 de agosto de 2020
(67) 99820-0742
Set
Corumbá

Prefeito entrega nova sede da Guarda Municipal e sanciona lei do Plano de Cargos e Carreira

05 novembro 2019 - 15h15Por Assessoria de Comunicação PMC

A Guarda Civil Municipal de Corumbá agora tem sede própria. O novo espaço funciona na rua José Sabino da Costa, 335, no bairro Generoso e foi entregue pelo prefeito Marcelo Iunes na última quinta-feira, 31 de outubro. A solenidade contou com participação do deputado federal Beto Pereira.

 

Na inauguração da nova sede, que vai abrigar todos os serviços oferecidos pela Guarda Municipal – inclusive o videomonitoramento –, o prefeito Marcelo Iunes também sancionou a lei complementar nº 246 que dispõe sobre a Carreira, a Organização, o Plano De Cargos, o Sistema Remuneratório e o Regime de Trabalho da Guarda Civil Municipal de Corumbá.

Publicada na edição de 1° de novembro do Diário Oficial do Município de Corumbá (DIOCORUMBÁ), a lei que dispõe sobre o Regime Jurídico da Guarda Civil Municipal (GCM) e institui o Plano de Cargos e Carreira, estabelecendo sua estrutura, quadro de pessoal e funcionamento, entra em vigor em 1º de janeiro de 2020.

Comandante da Guarda Municipal, Cleber Figueiredo, disse que a nova sede é fundamental para a qualificação do trabalho da instituição. Ele afirmou ser grato ao prefeito Marcelo Iunes, por “abrir as portas do gabinete para discutir o Plano de Cargos e Carreira dos guardas municipais”.

 

Clóvis Neto/PMC

Na solenidade, prefeito sancionou lei que instituiu Plano de Cargos e Carreira da Guarda Municipal

Secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, Edson Panes Filho, disse que a Prefeitura tem trabalhado de maneira incessante para garantir “a segurança da população” bem como do patrimônio público municipal. O titular da pasta também agradeceu pela nova sede e a instituição do Plano de Cargos e Carreira. “Somos gratos ao prefeito que tornou realidade esse importante instrumento do Plano de Carreira”. Também ressaltou as conquistas da corporação: “tivemos nestes meses a entrega dos uniformes para a Guarda, agora esta nova sede, com alojamento e espaço para videomonitoramento”, enfatizou o secretário.

 

Participando da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Façanha, exaltou o comportamento da instituição durante o período de negociação da Lei Complementar nº 246. “A Guarda Municipal está de parabéns, unidos e de forma responsável conversaram com o prefeito e com a Câmara sobre a importância e necessidade do Plano de Cargos e Carreira para todos os guardas municipais”.

O deputado federal Beto Pereira disse que a nova sede “dá identidade e dignidade à corporação”. Ressaltou que o prefeito Marcelo Iunes está “atento às necessidades da Guarda e dá motivação e valorização aos servidores da Guarda Municipal com os uniformes, sede e plano de carreira”. O parlamentar anunciou que, em parceria com o deputado federal Tio Trutis, destinou emenda de R$ 1,5 milhão para o videomonitoramento na cidade.

Iunes afirmou que o Plano de Cargos e Carreira valoriza sensivelmente os servidores da Guarda Municipal e lhes assegura “um sistema de carreira que lhe permita a mobilidade entre os níveis e classes salariais”. O chefe do Executivo corumbaense destacou o trabalho da Prefeitura para garantir a valorização de todos os servidores: “nossa preocupação é valoriza não só a Guarda, mas todos os nossos servidores. Tivemos um ano e meio de negociação com a Guarda Municipal”.

São princípios mínimos de atuação da Guarda Civil Municipal: proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade e  uso progressivo da força. É competência geral da Guarda Civil Municipal a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Planos de saúde vão cobrir exames para detecção do novo coronavírus
Homem baleado na cabeça na Mato Grosso morre na Santa Casa
Homem envia fotos nuas da ex-mulher em aplicativo e acaba preso em Anaurilândia
Cloroquina 'some' das farmácias e preço vai às alturas; pacientes com lúpus são prejudicados
Comerciante é executado a tiros enquanto aguardava em semáforo na fronteira
Com mais de mil casos em 24h, MS tem 34,5 mil infectados e 570 mortes por coronavírus
Concurso público com salários de até R$ 3,1 mil prorroga prazo de inscrições
Paranaíba: donos de veículos apreendidos pela polícia têm prazo de 30 dias para evitar leilão
Campo Grande é 5ª cidade mais infiel na pandemia, diz aplicativo
Pastor da 3ª Igreja Batista morre vítima do coronavírus em Campo Grande