Menu
Busca terça, 29 de setembro de 2020
(67) 99820-0742

Profissionais do SAMU recebem atualização sobre atendimento de urgência

17 junho 2016 - 12h46

Profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Corumbá passaram por uma capacitação com ações práticas em serviços de urgência e emergência na Unidade Básica de Saúde Padre Ernesto Sassida, no Bairro Dom Bosco.

Cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de viaturas, receberam informações atualizadas durante dois dias. Os instrutores do NEPU/MS (Núcleo de Educação Permanente em Urgência) repassaram as técnicas mais recentes de retirada de vítimas de veículos acidentados, socorro às pessoas com parada cardiorrespiratória, engasgamentos e demais situações de risco.

De acordo com o coordenador municipal do SAMU, médico Riad Ali Hamie, as capacitações, que envolvem atualização de procedimentos, ocorrem anualmente e são importantes porque, mundialmente, as técnicas são aprimoradas de forma a garantir socorro mais eficaz e célere às vítimas.

Em Corumbá, as equipes do SAMU estão qualificadas para realizar, inclusive, atendimentos pré-hospitalares em casos de maior gravidade, conforme afirmou o doutor Riad ao lembrar que a cidade conta com dois tipos diferentes de viaturas: a básica e a avançada.

Atualmente, o SAMU, em Corumbá, conta com 52 profissionais, incluindo médicos a condutores de viaturas, sendo todos capacitados para os diversos tipos de atendimentos, dois quais os mais frequentes na região são: vítimas de acidente de transito e de parada cardiovascular, entre outros.

No ano passado, 2015, o SAMU atendeu um total de 4.066 ocorrências em Corumbá, e regiões vizinhas. Durante os cinco anos de atuação, o serviço já registrou mais 11 mil ocorrências atendidas nas mesmas localidades.

A sede do SAMU está localizada na avenida Nossa Senhora da Candelária, em uma área localizada junto ao Corpo de Bombeiros. O telefone de emergência, cuja ligação é gratuita, é o 192.

 

Fonte: ASCOM PMC

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ipea: renda dos mais pobres foi 32% maior que o habitual em agosto
Corpo é encontrado às margens da MS-160
Combate às queimadas no Pantanal ganha reforço de 120 brigadistas e bombeiros
Familiares de gêmeos mortos com 13 tiros são ouvidos e polícia procura por assassinos
Em Coronel Sapucaia, obras de recapeamento vão custar R$ 2,2 milhões
Com ressalvas, deputados aprovam mudanças no plano de aplicação dos recursos do Fundersul
Fogo se alastra em reserva no Pantanal, moradora corre e consegue salvar galinhas
Desértico: Com onda de calor histórica, cidades registram umidade abaixo de 10% em MS
Filha de oito anos viu pai agredir e jogar a mãe em poço
Corpo de homem desaparecido é encontrado em estado de decomposição