Menu
Busca terça, 17 de setembro de 2019
(67) 99820-0742
Set

Profissionais do SAMU recebem atualização sobre atendimento de urgência

17 junho 2016 - 12h46

Profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Corumbá passaram por uma capacitação com ações práticas em serviços de urgência e emergência na Unidade Básica de Saúde Padre Ernesto Sassida, no Bairro Dom Bosco.

Cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de viaturas, receberam informações atualizadas durante dois dias. Os instrutores do NEPU/MS (Núcleo de Educação Permanente em Urgência) repassaram as técnicas mais recentes de retirada de vítimas de veículos acidentados, socorro às pessoas com parada cardiorrespiratória, engasgamentos e demais situações de risco.

De acordo com o coordenador municipal do SAMU, médico Riad Ali Hamie, as capacitações, que envolvem atualização de procedimentos, ocorrem anualmente e são importantes porque, mundialmente, as técnicas são aprimoradas de forma a garantir socorro mais eficaz e célere às vítimas.

Em Corumbá, as equipes do SAMU estão qualificadas para realizar, inclusive, atendimentos pré-hospitalares em casos de maior gravidade, conforme afirmou o doutor Riad ao lembrar que a cidade conta com dois tipos diferentes de viaturas: a básica e a avançada.

Atualmente, o SAMU, em Corumbá, conta com 52 profissionais, incluindo médicos a condutores de viaturas, sendo todos capacitados para os diversos tipos de atendimentos, dois quais os mais frequentes na região são: vítimas de acidente de transito e de parada cardiovascular, entre outros.

No ano passado, 2015, o SAMU atendeu um total de 4.066 ocorrências em Corumbá, e regiões vizinhas. Durante os cinco anos de atuação, o serviço já registrou mais 11 mil ocorrências atendidas nas mesmas localidades.

A sede do SAMU está localizada na avenida Nossa Senhora da Candelária, em uma área localizada junto ao Corpo de Bombeiros. O telefone de emergência, cuja ligação é gratuita, é o 192.

 

Fonte: ASCOM PMC

Deixe seu Comentário

Set 2
TECNODENTAL

Leia Também

Bolsonaro tem alta e deixa hospital em São Paulo
WWF-Brasil lança concurso de fotografia para destacar as belezas naturais do Pantanal e da bacia do Alto Paraguai
Violência por dizer “não” ao ex-namorado fez Ana largar tudo e sair pelo mundo
Dica da semana: "O Homem que Viu o Infinito"
MS registrou 2.070 focos de calor em setembro, segundo dados do Inpe
Em 12 horas, queimadas destruíram 200 hectares em Bodoquena
Sem poder doar medula para Calebe, mãe quer alguém compatível para livrar seu filho da leucemia
Mato Grosso do Sul é o segundo no País com mais abates de bovinos
Homem leva mordida de cão, exige desculpas do vizinho e denuncia crime em MS: 'Coloca vinagre que é bom'
Marido quer que mulher aborte bebê só porque é uma menina