Menu
Busca sexta, 07 de agosto de 2020
(67) 99820-0742
Set

OMS manda especialista para investigar origem da Covid-19 na China

10 julho 2020 - 14h00Por Top Midia News

Uma equipe foi criada pela Organização Mundial da Saúde para investigar as origens do novo coronavírus. Os profissionais foram para a China nesta sexta-feira (10), anunciou a porta-voz da organização.

De acordo como G1, o escopo do trabalho ainda será definido, mas a viagem ocorre um dia após a OMS anunciar a formação de uma comissão independente para avaliar a resposta internacional à pandemia de Covid-19.

Os dois investigadores da OMS são especialistas em saúde animal e epidemiologia. Eles devem trabalhar com cientistas chineses para determinar a abordagem e os rumos da investigação, disse Margaret Harris, representante do braço da ONU responsável pela saúde. Durante a visita à China, serão negociados assuntos que dizem respeito a quem serão os outros integrantes da equipe investigativa e quais habilidades deverão possuir:

“Uma das grandes questões que todos estão interessados em saber e, claro, é por isso que estamos mandando um especialista em saúde animal, é entender se o vírus passou ou não de um animal para os humanos e, se sim, de qual espécie [do animal]”, disse Harris, em Genebra.

De acordo com a porta-voz, o Sars-CoV-2 é bastante similar ao coronavírus encontrado em morcegos, mas é necessário entender também se teve algum hospedeiro intermediário antes do vírus ser transmitido para seres humanos — uma das teorias mais aceitas neste momento.

Acredita-se que paciente zero tenha se contaminado no final de 2019 no mercado central da cidade de Wuhan, capital da província central de Hubei. Os primeiros casos de Covid-19 foram oficialmente notificados à OMS no dia 31 de dezembro, mas testes retroativos apontam que o microorganismo já circulava em diversos países ocidentais meses antes, inclusive no Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ladário inicia Operação Covid-19 com três barreiras sanitárias
Suspeito faz gambiarra para esconder pistola debaixo de banco e despistar polícia
Musa da Bala que vendia drogas pela internet com entrega em casa é presa
Moradores encontram corpo de rapaz executado com vários tiros em Paranhos
Duas pessoas morrem em acidente de trânsito na Lúdio Martins Coelho
Avião se parte ao meio durante aterrissagem na Índia
Pandemia fez com que pai acompanhasse nascimento do filho por videochamada
TJMS mantém condenação a casal por falsidade ideológica em licitação
Funcionários protestam contra demissões e terceirização na Energisa em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul tem recorde de mortes por coronavírus e 514 internados