Menu
Busca quinta, 23 de janeiro de 2020
(67) 99820-0742
Governo Dengue

Wada exclui Rússia de Olimpíadas e Mundiais durante quatro anos

09 dezembro 2019 - 18h00Por G1

A Agência Mundial Antidoping (Wada) decidiu excluir a Rússia de grandes competições esportivas durante quatro anos por falsificação de dados dos controles entregues à entidade. Assim, o país não poderá ser representado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e de Inverno de Pequim 2022, além de Mundiais de todas as modalidades, o que inclui a Copa do Catar 2022.

A Rússia também não poderá organizar disputas desse nível em seu território. A Eurocopa 2020 não corre perigo de perder São Petersburgo como uma das 12 sedes, pois não está categorizada no grupo de competições restringidas.

A Rússia ainda pode - e deve - recorrer da decisão no TAS (Tribunal Arbitral do Esporte, na sigla em francês) e tem 21 dias para apresentar o recurso. Os atletas do país que passarem por testes antidoping poderão competir sob bandeira neutra.

- Por muito tempo o doping russo prejudicou o esporte limpo. A violação flagrante pelas autoridades russas das condições de restabelecimento da Rusada (Agência Antidoping da Rússia), aprovadas pelo Comitê Executivo em setembro de 2018, exigiu uma resposta robusta. É exatamente isso que foi entregue hoje. A Rússia teve a oportunidade de colocar sua casa em ordem e voltar a se juntar à comunidade internacional antidoping para o bem de seus atletas e a integridade do esporte, mas optou por continuar na sua posição de fraude e negação. Como resultado, o Comitê Executivo da Wada respondeu nos termos mais fortes possíveis, protegendo o direito dos atletas russos, que podem provar que eles não estavam envolvidos e não se beneficiaram desses atos fraudulentos - afirmou em nota Craig Reedie, presidente da Wada.

Deixe seu Comentário

TECNODENTAL
Set 2

Leia Também

Motorista perde controle de carro e destrói muro de chácara
Coronavírus: médicos transportam paciente em tubo plástico na China
Casal organiza festa e acaba preso por oferecer bebida a garota de 13 anos
Bolsonaro embarca nesta quinta para primeira viagem oficial à Índia
Avião que combatia incêndios na Austrália cai e mata 3
Bolsonaro afirma que Moro ficará na pasta da Justiça se o Ministério da Segurança for recriado
Polícia Militar detém indivíduos por associação criminosa em Corumbá e recupera carreta
Bloqueados R$ 45 milhões de "donos" do sistema que registra boletim policial
Polícia Militar detém indivíduo por furto a comércio de Corumbá e recupera objetos
Pequenos produtores rurais têm até sexta-feira para se inscreverem no PAAM