Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99820-0742
Set

Cidades isoladas, comércio fechado, presos liberados: veja medidas contra o coronavírus adotadas por outros países

15 março 2020 - 12h00Por G1

O surto mundial de coronavírus – classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quarta-feira (12) – fez governos de outros países tomarem algumas das medidas mais radicais já vistas em tempos recentes para conter a disseminação de uma doença. No mundo todo, a Covid-19 já matou mais de 4,5 mil pessoas.

 

Especialistas explicam que, num cenário como esse, ações extremas são justificáveis. O principal objetivo, segundo eles, é controlar a velocidade com que o vírus se espalha.

 

Em um relatório divulgado nesta terça-feira (10) sobre a situação da pandemia, a OMS defendeu que "a restrição de deslocamento das pessoas deve ser proporcional ao risco à saúde pública, de curta duração e periodicamente revisada ao passo em que mais informações sobre o vírus, a epidemiologia da doença e características clínicas se tornam disponíveis".

 

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é leve na maior parte das vezesmas se espalha muito rapidamente. Dessa forma, o número de casos graves da doença, ainda que limitado, é capaz de levar ao colapso o sistema de saúde de um país.

 

"A gente não classifica a Itália como um país cujo sistema de saúde é frágil", afirma Margaret Harris, porta-voz da OMS. "E, no entanto, o sistema de saúde deles foi sobrecarregado. Isso mostra como que mesmo um bom sistema de saúde pode ser sobrecarregado rapidamente."

 

Especialistas apontam para a importância de se adotar medidas para que a doença se alastre com menor velocidade, uma vez que leitos de UTI e equipamentos básicos, como respiradores artificiais, são limitados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Preso de 43 anos é suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann em 2007
Caixa libera hoje saque da 2ª parcela dos R$ 600 para nascidos em maio
Falha no sistema teria atrasado pagamento para quem teve salário reduzido durante pandemia
Contrabandista é preso em hotel com celulares Xiaomi e vídeo games
Prefeitura de Corumbá recebe doação de EPIs do Lions Club Internacional
Alívio da dívida para países pobres pode se estender após final do ano
Menos de 25% das ocupações no Brasil têm potencial de teletrabalho
Sem pediatras, Maternidade Cândido Mariano deve fechar UTI neonatal nos próximos 30 dias
Vacina contra covid-19 desenvolvida em Oxford será testada no Brasil
‘Não há aliança política com PSDB’, diz Marquinhos após secretário deixar governo para eleições