Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99820-0742
Set

Universidade vai produzir álcool 70% para atender demanda do HU de Dourados

05 abril 2020 - 12h00Por Midiamax

Professores e técnicos de laboratório da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da UFGD iniciam, na próxima semana, a produção de álcool líquido 70% no laboratório multiusuário da Universidade. O projeto já foi aprovado pelos órgãos de controle do município, incluindo o Corpo de Bombeiros.

Segundo o técnico de laboratório Wesley Pereira da Silva, a produção inicial será de 2,6 mil litros de álcool líquido 70%, visando repor o estoque do produto no Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD). Ele e os colegas, todos doutores em Química, vêm trabalhando intensamente para colocar em prática essa ação, visto que, por conta da pandemia de covid-19, o álcool 70% é, hoje, item escasso no mercado.

Para a produção do material, a equipe usará água destilada dos próprios destiladores da Universidade e etanol que, para esta primeira produção, foi doado pela Usina de Agroenergia de Fátima do Sul.

A intenção é aumentar a produção, mas, para isso, a UFGD precisa de doação da principal matéria-prima, o etanol. “Queremos estender o projeto para atender também a rede municipal de saúde, que trabalha para toda a região. Mas, para isso, precisamos de parcerias para a produção”, explicou Wesley.

Conforme a pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, professora Patrícia Hatsue, a interlocução entre os vários setores da UFGD e os órgãos responsáveis foi fundamental. A docente é membro da Comissão para Estudo da Viabilidade de Regulamentação Legal e Técnica da Produção de Álcool 70 e acompanhou o transporte do produto para o local indicado pela Segurança do Trabalho e pelo Corpo de Bombeiros e, ainda, verificou o seu procedimento de diluição

Deixe seu Comentário

Leia Também

Atleta diz que não respeitou quarentena e tem medo de perder os pais para Covid-19
Para de ser tão ciumenta: mulher surta e esfaqueia marido em residência
Cantora gospel morre de Covid-19 e deixa marido infectado
“É desesperador, estou pagando as parcelas ainda”, diz trabalhador ao ver carro pegando fogo
Santa Casa de Corumbá recebe recursos do Ministério da Saúde para ações de controle ao Covid-19
Muambeiro é preso com mercadoria do Paraguai em hotel
Por gasolina a R$ 2,50 o litro, douradenses enfrentam frio e fila que começou às 3h
Espanha reabrirá fronteiras terrestres com Portugal e França neste mês
José de Abreu é desligado da Globo após 40 anos
Preso de 43 anos é suspeito do desaparecimento de Madeleine McCann em 2007