Menu
Busca sábado, 14 de dezembro de 2019
(67) 99820-0742
Set

Encontro discute temas de importância para a saúde LGBTQI+

04 dezembro 2019 - 09h45Por Assessoria de Comunicação PMC

No dia 03 de dezembro a Prefeitura de Corumbá realizou o I Encontro de Saúde para abordar e discutir temas relevantes para os profissionais de Saúde e para o público LGBTQI+.

 

Durante abertura a Secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou a importância da união para o enfrentamento de paradigmas, “sabemos da necessidade da prevenção e do acolhimento da LGBTQI+, unimos nossas forças para gerar este momento de conhecimento e promover um atendimento digno a todos que precisam dos serviços”.

O palestrante, médico infectologista, Dr. Hilton Alves Filho, que abordou a prevenção combinada HIV/aids, IST e HV, conta:  “é preciso que esse público chegue aos serviços de saúde, para se prevenir e tratar, mas para isto é necessário romper com o estigma e preconceito existente”.

A Secretária Adjunta de Saúde de Corumbá, Vanessa Delgado frisou que o objetivo do encontro é multiplicar boas práticas em saúde pública, “devido à discriminação e ao preconceito ainda presentes na sociedade, a população LGBTQI+ enfrenta iniquidades e vulnerabilidades em saúde. A fim de promover melhorias na situação de saúde dessa população, estamos realizando esse encontro hoje”.

O Defensor Público, Coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Dr. Mateus Augusto Sutana e Silva, parabenizou a iniciativa, “o município está de parabéns, o encontro traz uma temática voltada para a população LGBT, Corumbá está a frente do que tenho visto”.

O evento contou com palestras sobre o Atendimento Humanizado ao público LGBTQI+, ministrado pelo Dr. Mateus Augusto Sutana e Silva, Defensor Público; Reflexão sobre LGBT+fobia e Estigma, pelo Dr. Pablo de Souza Moreira; Prevenção combinada HIV/aids, IST e HV, pelo médico infectologista Dr. Hilton Alves Filho; Transtornos Mentais em LGBT+, pelo médico psiquiatra, Dr. Aleksander Oliveira Barbosa; e Alimentação Saudável e Dietas da Moda, pelo nutricionista Rafael Garcia Destro.

O evento foi uma realização da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT, da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do SENAC e Ministério Público de MS.

Deixe seu Comentário

Set 2

Leia Também

Filipina é presa por estelionato em Dourados
Dupla é presa após ser flagrada por PM enquanto assaltava na avenida Bandeirantes
Motorista embriagado bate em carro estacionado e esposa se machuca na rua Brilhante
Sem arrecadar R$ 26 milhões, novas taxas querem reduzir em até 30% valores de registro de imóveis
Corumbá realiza a última campanha de doação de sangue do ano
No Dia do Marinheiro, prefeito destaca atuação da Marinha na região pantaneira
Dia “D” de Combate a Dengue movimenta a praça Ceu
Vereador sugere estudos para substituição das lajotas por asfalto em ruas do centro
Vereador pede mais segurança no Aeroporto e no Padre Ernesto Sassida
Huck entrega R$ 1 milhão a campo-grandense e destaca gratidão a Cidade Morena