Menu
Busca quarta, 19 de fevereiro de 2020
(67) 99820-0742
Set

Com 725 casos suspeitos a epidemia de dengue é alarmante em Corumbá

24 janeiro 2020 - 16h05Por Dina Karla Miranda

A epidemia de dengue vem aumentando a cada dia em Corumbá, na primeira semana de janeiro foram notificadas 53 pessoas com suspeita de dengue, na segunda semana 144, na terceira o quadro aumentou para 280 pessoas e na quarta semana 248 pessoas ao todo são 725 casos suspeitos na capital do pantanal.

O verão é o período mais propício à proliferação do mosquito, por causa das chuvas, e conseqüentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças.

A dengue é uma doença viral transmitida ao homem pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti que possui várias formas de apresentação clínica, desde pessoas que se infectam com o vírus e não tem sinais e sintomas de doença até formas graves que levam a hospitalização e morte. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

A equipe de reportagem do jornal Na Midia MS, entrou em contato com o Secretário de Saúde de Corumbá, doutor Rogério dos Santos Leite, que confirmou que hoje enfrentamos um grande quadro de epidemia na cidade com 725 notificados suspeitos e 62 confirmadas com o vírus de dengue. “São 28 homens e 34 mulheres que estão com o vírus de dengue em Corumbá. O Mato Grosso do Sul é uma área endêmica.  Corumbá tem um trabalho de vigilância em saúde contínuo com bloqueio físico, trabalho dos agentes e equipe de saúde. O ano todo trabalhamos LIRAa ( Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti). A população de Corumbá está unida ao combate contra a dengue”, afirmou Rogério Leite.

Os principais sintomas da dengue são: Febre alta maior que 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo.

De acordo com o doutor Hilton Luís Alves Filho (Infectologista), o  tratamento é feito conforme a classificação clínica e peso do paciente, então não existe uma forma única. “Mas esse tratamento é sempre baseado na hidratação vigorosa seja pela boca em casa, seja por soro fisiológico na veia no hospital, pronto socorro, UPA e demais unidades de saúde.A população é a maior aliada no combate aos mosquitos e seus criadouros, limpeza dos quintais e fiscalização da sua vizinhança, local de trabalho. Não se deixar picar é muito importante portanto está indicado uso de repelentes, telas nas janelas e portas e mosquiteiros. Apesar do inseto transmissor se alimentar mais durante o dia, se estiver dentro de casa ele pode continuar picando durante a noite”, afirma o médico.

A Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR Pantanal), apesar de ser uma ação diária, está reforçando os cuidados na limpeza e manutenção dos locais que estão sob a sua gestão, visando contribuir maciçamente com a luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Terminal Rodoviário Intermunicipal, o Complexo do Cristo Rei do Pantanal e a Orla do Porto, desde a semana passada são objetos de intensa ação de limpeza e manutenção, que incluem arrastão de coleta de lixo que possa acumular água, roçada, poda e desinfecção de sanitários e áreas de circulação.

Além disso, nesta semana a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou as ações de combate ao mosquito Aedes -  transmissor de dengue, chikungunya e zika com o uso do Fumacê que já circula pelos bairros onde existe maior concentração de foco de dengue na cidade. O inseticida foi enviado pela Secretaria de Estado de Saúde. 

 

Deixe seu Comentário

Set 2

Leia Também

Paciente com faca cravada nas costas passa por cirurgia após 44 horas de espera
MS está preparado para lidar com possíveis casos de coronavírus, garante secretário
Morador é agredido com socos e chute ao chegar em casa
Polícia recolhe notebook, celulares e HDs com suspeito de pedofilia em residencial
CG tem novo milionário: morador faz aposta e leva R$ 1,6 milhão na Lotofácil
Fluxo de passageiros no Aeroporto de Corumbá deve aumentar no Carnaval
Prefeito participa da abertura do ano legislativo e ressalta harmonia entre os Poderes
Mais 14 lotes de cervejas da Backer estão contaminados, diz Agricultura
Corumbá recebe equipamentos médicos hospitalares para atenção especializada
Fluminense vai ao Chile em busca de vaga na 2ª fase da Sul-Americana