Menu
Busca quinta, 23 de janeiro de 2020
(67) 99820-0742
Set

Procon faz ‘batida’ para garantir passagens de ônibus de graça para idosos

12 dezembro 2019 - 17h00Por Campo Grande News

Em um ano, o Procon de Mato Grosso do Sul registrou aumento de 40% no número de reclamações de idosos que tiveram dificuldades para conseguir gratuidade ou desconto na compra de passagens de ônibus, conforme prevê o Estatuto do Idoso. Para combater irregularidades, a rodoviária de Campo Grande recebeu nesta quinta-feira (12) terceira fase da ‘Operação Ir e Vir’.

Além de receber denúncias e fiscalizar, o Procon montou base móvel para atender os usuários. De acordo com o superintendente Marcelo Salomão, as inspeções serão feitas até o fim do ano. “A procura por passagens é maior nessa época do ano ano, justamente por isso, acontecem muitas ocorrências em que o direito dos consumidores não são respeitados”, explica.

A Lei prevê que as empresas não podem se abster da gratuidade, regulamentada por três decretos que determinam reserva para idosos no transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário. “É preciso reter duas vagas gratuitas por linha, caso esse número tenha sido preenchido, o idoso tem o direito a 50% de desconto no valor da passagem”, afirma, Salomão.

Isso foi o que aconteceu com a aposentada Naide Monteiro, de 60 anos. O caso dela foi intermediado pelos fiscais do Procon, que garantiram desconto na compra da passagem da idosa para o Rio de Janeiro. “A empresa já tinha marcado as duas passagens gratuitas e comprovaram isso. Consegui o desconto e saiu a R$ 185”, conta.

Mesmo com o desconto, Naide lembra da dificuldade em conseguir o benefício previsto em Lei. “Às vezes a gente se sente humilhada porque é muito difícil achar passagem, sempre tem uma desculpa”, lembra.

Deixe seu Comentário

Set 2

Leia Também

Motorista perde controle de carro e destrói muro de chácara
Coronavírus: médicos transportam paciente em tubo plástico na China
Casal organiza festa e acaba preso por oferecer bebida a garota de 13 anos
Bolsonaro embarca nesta quinta para primeira viagem oficial à Índia
Avião que combatia incêndios na Austrália cai e mata 3
Bolsonaro afirma que Moro ficará na pasta da Justiça se o Ministério da Segurança for recriado
Polícia Militar detém indivíduos por associação criminosa em Corumbá e recupera carreta
Bloqueados R$ 45 milhões de "donos" do sistema que registra boletim policial
Polícia Militar detém indivíduo por furto a comércio de Corumbá e recupera objetos
Pequenos produtores rurais têm até sexta-feira para se inscreverem no PAAM