Menu
Busca domingo, 26 de janeiro de 2020
(67) 99820-0742
Set

Polícia confirma mais uma morte por síndrome nefroneural em BH

15 janeiro 2020 - 11h45Por G1

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou, na manhã desta quarta-feira (15), a morte de mais uma pessoa devido à síndrome nefroneural. A vítima é um homem, que não teve a identidade e a idade divulgadas até a última atualização desta reportagem.

O paciente morreu no Hospital Mater Dei, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O corpo deverá passar por exames e perícia no Instituto Médico-Legal (IML).

Uma força-tarefa investiga a relação das internações e mortes com o consumo da cerveja Belorizontina, da fabricante Backer. A substância tóxica dietilenoglicol foi encontrada em lotes do produto. Esta é a segunda morte relacionada ao caso confirmada oficialmente pela Polícia Civil. Há 17 notificações de pessoas doentes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A primeira vítima da síndrome a morrer foi Paschoal Dermatini Filho, de 55 anos. Ele estava internado em Juiz de Fora e morreu em 7 de janeiro.

Uma terceira morte ainda resta ser confirmada. Trata-se de uma mulher com sintomas da síndrome nefroneural em Pompéu, região Centro-Oeste de Minas Gerais. Este caso não constava no último balanço oficial da SES, mas a Secretaria Municipal de Pompéu informou ter notificado a pasta estadual.

 

Entre os sintomas da síndrome nefroneural estão alterações neurológicas, além de insuficiência renal. De acordo com a presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Lilian Pires de Freitas do Carmo, os primeiros sinais de intoxicação por dietilenoglicol são dores abdominais, náuseas e vômitos.

Um laudo divulgado pela força-tarefa que apura o caso aponta que os lotes L1 1348, L2 1348 e L2 1354 estão contaminados por dietilenoglicol e monoetilenoglicol. A Backer considera que são dois lotes, sendo L1 1348 e L2 1348 duas linhas diferentes de um mesmo lote.

A substância tóxica foi encontrada em amostras de lotes da Belorizontina, que também usa o rótulo Capixaba, e em um tanque reservatório de liquido anticogelante, usado no processo de fabricação das cervejas da Backer.

Deixe seu Comentário

Set 2

Leia Também

Idosa cai de escada e morre ao bater cabeça na calçada
Com estoque no Hemosul baixo, família pede doações para criança com leucemia
Por ‘ciúmes’, homem de 39 espanca e fere com facada namorada de 19 anos
Motorista de aplicativo invade canteiro, derruba placa e bate em 2 carros
Prefeitura lança Carnaval; expectativa é de crescimento na movimentação financeira da cidade
Com duas atrações nacionais, carnaval 2020 terá extensa programação
Mudanças climáticas podem fazer ventos atingir 150 km/h em MS
Deputado paraguaio tem casa alvejada por 30 tiros de fuzil na fronteira
Saúde investiga se mulher de 52 anos é a 5ª vítima da dengue no Estado
China constrói hospital de mil leitos como parte do esforço do país contra o novo coronavírus