Menu
Busca quinta, 02 de abril de 2020
(67) 99820-0742
Corona

Hospital com suspeito de coronavírus tem 6 leitos de isolamento

27 fevereiro 2020 - 09h20Por Campo Grande News

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), diz que o Hospital Regional que atende 1º caso de paciente suspeito do novo coronavírus, tem seis leitos de isolamento e UTI (Unidade de Pronto Atendimento). "Antes não tínhamos nem isto, é um alento”. Ele comenta que a princípio não serão tomadas medidas emergenciais na cidade. O resultado do exame que vai atestar ou não a doença sai às 12h.

 

O tucano pondera que enquanto as equipes de saúde tomam as providências necessárias, a cidade precisa “seguir em frente”, mas que responsáveis pelo setor farão várias reuniões no município, ao longo do dia. “A última informação foi que o caso não é complexo, inclusive, o paciente não se encontra em estado grave”, disse o prefeito.

Sobre a estrutura do hospital, onde o rapaz de 24 anos está internado, existem seis leitos de isolamento, sendo dois de pediatria, dois UTIs e duas clínicas. “Agora percebemos o quanto foi importante esta estruturação na unidade, pois antes não tínhamos nada. A direção (hospital) está seguindo o protocolo e orientação do Ministério da Saúde”.

Ele adiantou que já houve o contato com todos os familiares e amigos que tiveram contato com o paciente, e que estão sendo monitorados, no entanto não existe nenhum isolamento. “Acredito que ao longo do dia teremos mais informações sobre o caso e se houve ou não confirmação sobre o coronavírus”.

Resultado – O Centro de Operações de Emergência espera ter ainda hoje (27) o resultado do primeiro exame, para confirmar se o rapaz morador de Ponta Porã, contraiu o coronavírus durante sua viagem recente a China, onde, passou pela Tailândia e Alemanha. A expectativa é que o resultado saia ao meio-dia.

O rapaz está em isolamento no Hospital Regional de Ponta Porã, depois de ter apresentado sintomas como coriza, na volta ao Brasil, na semana passada. As primeiras amostras de sangue já foram encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central) que, por sua vez, entrou em contato com o Adolf Lutz, em São Paulo, preparado para esse tipo de teste laboratorial.

O caso já foi notificado ao Ministério da Saúde. A princípio se trata apenas de uma suspeita, podendo ser o 21° (caso) sob avaliação no Brasil. Até o momento só um caso do coronavírus foi confirmado, de um homem de 62 anos, internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo.

Deixe seu Comentário

Set 2

Leia Também

Latam reduz operações em 95% em abril em meio ao novo coronavírus
Com suspensão prorrogada, academias ficam entre manter saúde e "girar máquina"
Covid-19: Governo Federal zera estoque de equipamentos de proteção a profissionais de saúde
Jovem de 21 anos morre em hospital de Dourados com suspeita de coronavírus
Presidente das Filipinas manda “atirar para matar” quem desrespeitar isolamento
Covid-19: governo aprova medidas para área da assistência social
Com tornozeleira em falta, policial da Máfia do Cigarro fica sem monitoramento
Votorantim doa 500 máscaras para Secretaria Municipal de Saúde
Polícia Militar prende homem após assalto no bairro universitário em Corumbá
Polícia Civil descobre central de álcool em gel falsificado em SP