Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99820-0742
Set

Expectativa de inflação dos brasileiros retorna a mínimo histórico

22 maio 2020 - 17h00Por Agência Brasil

Os brasileiros acreditam que a taxa de inflação acumulada ficará em 4,8% nos próximos 12 meses, segundo pesquisa realizada em maio pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa é inferior aos 5,1% da pesquisa feita em abril e aos 5,4% de maio do ano passado.

Com o resultado de maio, a expectativa dos brasileiros em relação à taxa de inflação retornou ao mínimo da série histórica da FGV.

A pesquisa é feita com base em entrevista a consumidores de sete capitais ((Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife), que respondem à seguinte pergunta: Na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses?

“Após o susto com a aceleração dos preços dos alimentos no fim de março e abril, a expectativa de inflação dos consumidores volta ao menor nível da série histórica. Esse resultado é reflexo tanto de um cenário atípico de deflação de alguns dos principais itens, quanto da expectativa do mercado de valores, cada vez menores para a inflação oficial (IPCA)”, afirma Renata de Mello Franco, pesquisadora da FGV.

Ela acredita, no entanto, que, com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), as famílias têm concentrado gastos com itens de maior necessidade, como os alimentos, cuja taxa tem ficado acima da média do IPCA, o que deve fazer com que os brasileiros passem a acreditar em uma inflação muito acima da projetada pelo mercado.

Deixe seu Comentário

Set 2

Leia Também

Contas públicas têm resultado negativo de R$ 94,3 bilhões em abril
Polícia Federal deflagra operação contra quadrilha de roubo a bancos
Guedes reconhece que crédito não chega a pequenas empresas e promete medidas
Bolsonaro condecora Weintraub e Aras com Ordem de Mérito Naval
Preso ex-marido suspeito de matar casal a facadas na frente de menina de 3 anos
Com mais de 10 mil notificações, MS chega a 1.356 casos do novo coronavírus
Procon-MS notifica loja de cosmético por abuso no preço
Prefeitura de Campo Grande remaneja R$ 7,1 milhões em recursos
Salário dos servidores estaduais será depositado no dia 4 de junho em MS
Garis encontram corpo em matagal