Menu
Busca sexta, 23 de outubro de 2020
(67) 99820-0742

Em outubro, Saúde disponibiliza exame preventivo em horário noturno

30 setembro 2020 - 15h00Por Assessoria de Imprensa

Outubro é o mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
Neste mês a saúde disponibilizará dois locais para coleta de preventivo noturno. O Centro de Saúde da Mulher, às terças e quintas, das 17 às 21, e o Pronto Atendimento da Nova Corumbá, as segundas e quartas, das 18h às 21hs. Para não haver a aglomeração, serão realizadas 15 exames por dia.
O exame de mamografia será feito sem agendamento, às segundas, quarta e sexta pela manhã, é necessário o paciente ter solicitação médica.
Para realizar o exame não é necessário agendar, basta levar o cartão do SUS, documento pessoal, e caso tiver o último exame.
Para garantir que o resultado do exame de Papanicolau seja o mais correto possível, a mulher deve, nas 48 horas anteriores à realização do exame: abster-se de ter relações sexuais (mesmo com camisinha); evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais, como espermicidas, por exemplo; não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve.
É importante também não estar menstruada, e aguardar o quinto dia após o término da menstruação, gestantes podem realizar o exame, sem riscos de saúde para ela ou para o bebê. Pequenos sangramentos de origem não menstrual não constituem impedimento para a coleta, principalmente em mulheres pós-menopausa.
O preventivo é um exame muito importante para a saúde da mulher, tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Deve ser realizado por todas as mulheres, que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 a 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Contas externas têm em setembro sexto mês seguido de saldo positivo
Filhos ficam 3 dias com pais mortos em casa
Capital sem favelas, desafogar o SUS e mobilidade urbana foram temas do programa dos candidatos
Sete cadáveres são achados em contêiner vindo da Sérvia para o Paraguai
Mãe de três, diarista só quer um emprego para alimentar os filhos
Campo Grande cai para ‘bandeira laranja’ no risco da covid-19
Criador do bordão 'bigodin finin, cabelin na régua' morre afogado no RJ
'Machão' quebra móveis e espanca ex mesmo com criança no colo
Mulher termina namoro e ex ameaça expor fotos íntimas nas redes sociais
Grávida é agredida e arrastada pelos cabelos pelo marido bêbado