Menu
Busca terça, 17 de setembro de 2019
(67) 99820-0742
Set

Disputa judicial do Parque da Serra da Bodoquena tem indefinição envolvendo produtores, União e MPF

12 setembro 2019 - 10h00Por G1/MS

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi criado há 19 anos, tem 76 mil hectares e estende-se pelos municípios de Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho e Jardim.

O decreto de criação do parque previa que donos das terras da região fossem indenizados, já que não podem produzir em parte delas, mas um grupo de quatro sindicatos rurais e 15 fazendeiros foi à Justiça afirmar que aproximadamente 80% deles não receberam até agora nenhum do valor Governo Federal.

"O que não pode é a União ficar tripudiando a vida inteira e querendo obter o confisco sem pagar nada [...] qualquer desapropriação senão for feito nada, em 5 anos o decreto fica prescrito", disse o advogado, Odilon de Oliveira.

O presidente da Famasul, Maurício Saito, defende que os produtores sejam indenizados. "A partir do momento que se cria uma unidade de conservação o produtor tem que ser indenizado pela sua área e a nossa dúvida da possibilidade existente hoje da indenização, e por isso, nosso posicionamento a favor da ação impetrada pelos produtores e também pelos quatro sindicatos", explicou.

No mês de julho, a Justiça Federal decidiu a favor dos fazendeiros, entendendo que o decreto de criação do parque perdeu a validade após quase vinte anos. Na prática, se essa decisão fosse definitiva, o parque perderia 80% da área.

O Ministério Público Federal recorreu e o Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3) cassou a decisão que suspendia os efeitos do decreto de criação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Na decisão o MPF defendeu a importância da unidade na preservação e afirmou que o parque é um exemplo de patrimônio ambiental, reconhecido mundialmente.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena é formado pelos biomas do Cerrado e do Pantanal e tem ainda uma área de Mata Atlântica. No local, já foram identificados mais de 30 espécies de mamíferos terrestres, 300 de aves e 90 espécies de peixes

 

Deixe seu Comentário

Set 2

Leia Também

Bolsonaro tem alta e deixa hospital em São Paulo
WWF-Brasil lança concurso de fotografia para destacar as belezas naturais do Pantanal e da bacia do Alto Paraguai
Violência por dizer “não” ao ex-namorado fez Ana largar tudo e sair pelo mundo
Dica da semana: "O Homem que Viu o Infinito"
MS registrou 2.070 focos de calor em setembro, segundo dados do Inpe
Em 12 horas, queimadas destruíram 200 hectares em Bodoquena
Sem poder doar medula para Calebe, mãe quer alguém compatível para livrar seu filho da leucemia
Mato Grosso do Sul é o segundo no País com mais abates de bovinos
Homem leva mordida de cão, exige desculpas do vizinho e denuncia crime em MS: 'Coloca vinagre que é bom'
Marido quer que mulher aborte bebê só porque é uma menina